terça-feira, 20 de maio de 2014

LUDICIDADE NA MATEMÁTICA

OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O principal objetivo dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil no contexto apresentado é a aprendizagem da matemática que se divide em dois momentos, o primeiro é o estudo da operação adição, onde as crianças farão a soma dos números que estão nas garrafas após derrubá-las com uma bola, além de trabalhar a coordenação motora e o espírito de competitividade e num segundo momento trabalham com outro jogo lúdico que é o famoso ábaco que irá trabalhar as unidades, dezenas e centenas estimulando o trabalho em equipe, a criatividade e o conhecimento das cores. Podemos observar a dificuldade de algumas crianças em realizar as atividades propostas pelos professores devido ao desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas dos alunos, mesmo porque na medida em que eles vão se envolvendo no jogo a tendência dessa brincadeira é ficar mais difícil e com isso despertar a aprendizagem por parte desses indivíduos, nessas atividades os docentes precisam ser os mediadores e estar atentos para as atitudes dessas crianças, afim de identificar a dificuldade de cada um para buscar alternativas e metodologias eficientes no seu método de ensino.
Portanto, é importante para nós acadêmicos observar atentamente para cada detalhe dessas atividades, com o intuito de nos apropriar dessas competências e aplicar futuramente quando estivermos exercendo a docência com a Educação Infantil, porém não podemos ser apenas cópias dos professores atuais, temos o dever de desenvolver nossas próprias metodologias de ensino numa busca inquietante da prática educativa.

Observação: Esse pequeno resumo foi desenvolvido a partir de um vídeo da aula de matemática, onde mostrava professores aplicando aulas lúdicas no ensino infantil. Segue abaixo fotos das brincadeiras:

EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO ÁBACO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO BOLICHE COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL




REFLEXÃO 
 Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

7 comentários:

  1. Muita boa sua reflexão de como os jogos pedagógicos são importantes para as primeiras etapas de aprendizagem das crianças nas series iniciais.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interesante o que voce abordou , de modo que esses metodos de ensino devem e podem ser aplicadas para a aprendizagem na sala de aula... gostaria de saber se voce tem alguma lembranca de sua infancia em sala de aula que voce podera usar como referencia com seus alunos futuramente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Paula pelo comentário no meu Blogger. Respondendo a sua pergunta: A minha vivência escolar na Educação Infantil ainda foi desenvolvida no método tradicional e não teve o uso do lúdico no meu desenvolvimento, além de não ter participado da antiga alfabetização, pois em um ano fiz a 1ª e 2ª série.

      Excluir
  3. muito boas sua obsevacao, pois a ludicidade e um meio muito interessante para a aplicação da matemática entre outros componentes curriculares...

    ResponderExcluir
  4. oi eder quer ser meu amigo blogueiro, para falar sobre pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Ola !! Eder e de extrema importância a lúdico , facilita o aprendizado da criança,com isso os alunos ficam mais atento as aulas e aos professores facilitando assim o desempenho educacional muito bom sua observação.

    ResponderExcluir